sábado, 11 de maio de 2013

Governadora Roseana Sarney participa de abertura da colheita de soja em Anapurus

Investimentos estão transformando a região de Anapurus e Mata Roma em uma nova fronteira agrícola

A governadora Roseana Sarney participou da solenidade de abertura da colheita de soja da safra 2012/2013, nesta segunda-feira (6), na Região do Baixo Paranaíba. A solenidade aconteceu durante as ações do primeiro dia do Governo Itinerante nos municípios de Anapurus e Mata Roma, que receberam atendimento nas áreas de saúde, cidadania, agricultura familiar, entre outros. "Aqui se instalou uma nova fronteira agrícola gerando mais emprego e renda", declarou Roseana Sarney. Ela disse que o governo estadual vai continuar investindo para que os produtores tenham condições de aumentar as áreas de plantio e escoar a produção. "Esperamos que essa cadeia produtiva seja verticalizada, atraia novos investimentos e crie perspectivas positivas para a economia da região", ressaltou.

A estimativa é de colher 200 mil toneladas de grãos na Região do Baixo Parnaíba, 25% maior do que o registrado no ano passado. A área plantada, também, cresceu 10% em relação a 2012, chegando a 67 mil hectares. A soja na região está concentrada, principalmente, nos municípios de Brejo e Buriti, mas inclui lavouras em Anapurus, Chapadinha, Mata Roma, Santa Quitéria e Urbano Santos. Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Claudio Azevedo, a soja se tornou um sucesso na Região do Baixo Parnaíba e cabe ao governo apoiar a pesquisa e garantir infraestrutura para o escoamento da produção. "Chapadinha tem um diferencial em relação a Balsas, pois a soja se encontra a apenas 200 quilômetros do Porto do Itaqui, o que facilita o escoamento", ressaltou.

Os 67 produtores da Associação dos Produtores de Soja do Meio Norte (Aprosoja) informaram que juntos chegam a gerar cerca de 1.340 empregos diretos em períodos de plantio ou colheita, e até 3.350 empregos indiretos nos mesmos períodos. "Aos poucos estamos conhecendo o solo da região, trabalhando com sustentabilidade e obtendo resultados cada vez mais positivos ano a ano", declarou o presidente da Aprosoja Meio Norte, Sérgio Barbiero.

Lugar: PORTOSMA
Fonte: Secom/MA
Data da Notí£©a: 07/05/2013
http://www.portosma.com.br/noticias/noticia.php?id=2838

Nenhum comentário:

Postar um comentário