terça-feira, 2 de julho de 2013

Declarada comercialidade de 1,1 trilhão de pés cúbicos de gás pela OGX Maranhão

Declarada comercialidade de 1,1 trilhão de pés cúbicos de gás pela OGX Maranhão
28/06/2013


Após três anos da perfuração do primeiro poço exploratório em Capinzal do Norte, na Bacia do Parnaíba, a OGX Maranhão - formada pela OGX e MPX - já declarou comercialmente 1,1 trilhão de pés cúbicos de gás natural. A região se consolida como o maior campo de produção de gás onshore (em terra) privado no Brasil.
Esse volume de gás natural já confirmado corresponde a três campos declarados comerciais - Gavião Real, Gavião Azul e Gavião Branco. Dos três, o primeiro já está produzindo 4,5 milhões de m3/dia, que está atendendo a termelétrica Parnaíba I (676MW) da MPX, em Santo Antonio dos Lopes. Dos 16 poços produtores, nove estão conectados à Unidade de Tratamento de Gás (UTG), que tem capacidade inicial para 6 milhões de m3/dia.
No seu portfólio de sucesso na campanha exploratória na Bacia do Parnaíba, a OGX Maranhão contabiliza ainda mais três acumulações recém-descobertas, que se encontram em fase de avaliação: Fazenda Chicote (Trizidela do Vale), Fazenda Santa Isabel (Lima Campos) e São Raimundo (Bernardo do Mearim).
Desde o início da campanha exploratória, em julho de 2010, mais de 30 poços já foram perfurados em 23 municípios maranhenses, com taxa de sucesso de cerca de 70%. Atualmente, há duas sondas em operação e já foram realizados 10.565 km de sísmica e 475 km sísmica 3D.
A OGX Maranhão detém oito blocos na bacia do Parnaíba, compreendendo uma área total superior a 24.500 km², o equivalente à metade do estado do Rio de Janeiro. Desses, sete blocos exploratórios foram adquiridos da Petra Energia Ltda, que permanece com 30% de participação.
Logo depois, em setembro de 2011, a OGX Maranhão adquiriu participação em mais um bloco na bacia, juntamente com a Imetame Energia S.A., Delp Engenharia Mecânica Ltda. e Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda., que permanecem com 16,67%, 16,665% e 16,665% de participação, respectivamente.

Termelétrica - O Complexo Termelétrico Parnaíba, localizado em Santo Antonio dos Lopes, exemplo único no Brasil de integração da produção de gás natural à geração de energia. O acesso privilegiado ao combustível faz da usina um importante polo de geração térmica para o país.
A primeira fase do complexo - a UTE Parnaíba I - 676 MW por meio de quatro turbinas a gás natural. A operação da primeira turbina foi iniciada em fevereiro de 2013, apenas 18 meses após o início de sua construção.
Foram gerados 2.300 postos de trabalho nas obras de construção do Complexo Termelétrico. Para garantir mão de obra qualificada, a MPX capacitou mais de 500 pessoas da região em cursos das áreas de construção civil, soldagem e operação de usinas termelétricas.
Fonte: O Estado do Maranhão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário