sexta-feira, 5 de julho de 2013

Secid, Ministério do Transporte e UFMG discutem viabilidade de linha de trem São Luís-Itapecuru


5 de julho, 2013 - 18h21
O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, se reuniu com representantes do Ministério dos Transportes e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a finalidade de discutir detalhes do Acordo de Cooperação Técnica para elaboração de Estudos de Viabilidade de implantação do Trem Regional de Passageiros (TRP), ligando São Luís a Itapecuru-Mirim. O encontro, que ocorreu na quinta-feira (4), teve presença de Renato Attuch (Ministério dos Transportes) e do professor Nilson Tadeu Nunes (UFMG).

O estudo servirá de subsídio para que o Governo do Estado possa elaborar o projeto executivo, visando também à captação de recursos e a implantação do TRP. Presentes à reunião, os representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Hilário Ferreira Furtado, Jorge Fumio Kusaba e José Raimundo Frazão Ribeiro e os adjuntos da Secid Frederico Lago Burnett (Projetos Especiais); Silvano Neto (Desenvolvimento Urbano); e Maria Odinéa Ribeiro (Assuntos Metropolitanos).

Hildo Rocha ressaltou que a importância da iniciativa pode ser avaliada pela crescente demanda por melhorias no sistema de transporte urbano e intermunicipal. “A questão da mobilidade urbana e da qualidade dos transportes públicos nas cidades é um dos grandes temas em debate na sociedade atual e estamos em busca de alternativas que melhorem a vida da população”, destacou o secretário.

“Essa parceria entre o Governo do Maranhão, o Ministério dos Transportes e a Universidade Federal de Minas Gerais servirá para impulsionar o desenvolvimento regional e, principalmente, gerar benefícios para a população maranhense”, ressaltou Rocha, enfatizando que a proposta de implantação do TRP já vem sendo amadurecida há bastante tempo e que o empenho dos deputados federais Francisco Escórcio e Pedro Fernandes (este licenciado, ex-secretário de Cidades e atual de Educação) foi decisivo para a consolidação do acordo.
O projeto

A proposta visa, essencialmente, aproveitar a capacidade ociosa da extensa malha ferroviária nacional e, dessa forma, criar condições para o retorno do transporte de passageiros por meio de ferrovias e, dessa forma, promover o atendimento regional, social e turístico, e a geração de emprego e renda. A iniciativa prevê a implantação de trens modernos para transporte de passageiros regionais e interestaduais para atender, especialmente, as cidades de alta concentração populacional.

A iniciativa engloba quatro programas criados pelo Ministério dos Transportes com o objetivo de revitalizar e aperfeiçoar o sistema de transporte ferroviário no país: Programa de integração e adequação operacional das ferrovias; Programa de ampliação da capacidade dos corredores de transportes; Programa de expansão e modernização da malha ferroviária; Programa de resgate do transporte ferroviário de passageiros

Plano de trabalho

Durante a apresentação da metodologia de trabalho, o professor da UFMG, Ph.D. em Engenharia de Transportes, Nilson Tadeu Nunes, coordenador geral do estudo enumerou as etapas de trabalho. Ele falou sobre as fases de Levantamento de Dados (Primários e secundários/dados operacionais e socioeconômicos); Cadastramento das Vias; Levantamento in loco; Estudos preliminares; Viabilidade técnica, econômica, ambiental e legal e, por fim, a elaboração do Projeto Básico.

Nilson Nunes ressaltou as equipes já estão em campo efetuando os levantamentos. O representante do Ministério dos Transportes Renato Attuch, ressaltou a importância da ação. “O transporte sobre trilhos não compete com o rodoviário, são meios que se completam”, enfatizou Attuch.

http://www.ma.gov.br/index.php/agencia/?id=65360

Nenhum comentário:

Postar um comentário