sábado, 28 de setembro de 2013

NOVAS GRANJAS RECEBE REGISTRO QUE CERTIFICA QUALIDADE DE SERVIÇOS AVÍCOLAS NO ESTADO

13 de setembro de 2013



Representante da empresa certificada recebe o registro das mãos do Secretário Cláudio Azevedo, o diretor da AGED-MA, Fernando Lima e o Deputado Estadual, César Pires.
Representante da empresa certificada recebe o registro das mãos do Secretário Cláudio Azevedo, o diretor da AGED-MA, Fernando Lima e o Deputado Estadual, César Pires.
Quatro granjas instaladas na Ilha de São Luís foram certificadas com o registro de Estabelecimento Avícola Comercial de Corte. A certificação é concedida pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) através do Setor de Sanidade Avícola.

As granjas certificadas são a Geniparana, Boa Viagem, Iguaíba e Paço do Lumiar, todas pertencentes à empresa Santa Izabel Alimentos Ltda.

O registro é uma exigência do Ministério da Agricultura (MAPA) para as granjas dos estados participantes do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). A Lei Estadual Nº 7.386 de 16 de junho de 1999 e a Instrução Normativa do MAPA Nº56 de 04 de dezembro de 2007 são as bases legais que regulariza o PNSA.

A primeira granja maranhense certificada pela AGED-MA, em julho deste ano, foi a Talismã, instalada no município de Porto Franco. Hoje, o estado conta com 05 granjas regularizadas. “Esse é o ponto de partida para que todos os criadores avícolas maranhenses atendam as normas sanitárias, oferendo um produto certificado, que traga segurança alimentar para a população do Maranhão” afirmou o Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo.

O diretor geral da AGED, Fernando Lima, esclarece que o registro das granjas é importante para o sistema de defesa agropecuária do Maranhão. “Para realizar o registro, os avicultores devem apresentar a documentação necessária no escritório da AGED onde sua propriedade está registrada. Após análise documental, será realizada uma fiscalização, e tendo sido atendidos os requisitos exigidos, A AGED emite o Certificado de Registro de Estabelecimento Comercial Avícola”, explica.

No Maranhão, cerca de 53,5 mil propriedades rurais exploram a avicultura. O rebanho do estado é estimado em 2,2 milhões de cabeças. No Brasil, a Pesquisa Pecuária Municipal aponta que o rebanho nacional ultrapassa 1 bilhão de cabeças de galos, frangos, frangas e pintos.

Fonte: Sagrima • Texto: Raquel Araújo

Data de publicação: 13/09/2013
http://www.sagrima.ma.gov.br/2013/09...las-no-estado/

__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário