sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Investimentos



Os dados atualizados da planilha de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio – SEDINC mostram um total de investimentos no Estado da ordem de R$ 132,8 bilhões nos últimos cinco anos, um aumento de 1% com relação aos dados divulgados na última publicação (julho).

Com relação à distribuição setorial dos grandes projetos de investimentos no Estado, o segmento Petroquímico mantem a participação mais expressiva, com 27,8% do total. Tal montante se refere à implantação da Refinaria Premium I da Petrobrás, que está em fa
se de terraplanagem. Em segundo lugar aparece o setor de Logística, com 26,8% do total. Dentro deste segmento incluem - se os projetos de Duplicação da EF Carajás, o Terminal Ferroviário da Ponta da Madeira e a Construção do Píer IV no Porto do
Itaqui, todos sob a gestão da Vale, além do Terminal Portuário do Mearim, sob a gestão da Aurizonia Empreendimentos.

Os projetos de investimento do Governo Federal, Estadual e Municipal participam com 14,3% do total, sendo a maior parte referente a melhorias na infraestrutura logística do Estado. Em seguida, com 12,3% do total de Investimentos, aparece o segmento Geração e Distribuição de Energia, principalmente a construção de Unidades Termoelétricas e de Prospecção de Gás e Petróleo. O segmento de Reflorestamento, Papel e Celulose representa 3,1% do total, o de Minero Metalúrgico representa 0,7%, o segmento Outros, que inclui Construção Civil, Extrativismo, Comércio e Serviços entre outros perfazem 3,3%.

As novidades no conjunto dos grandes projetos de Investimentos pertencem ao setor de Logística, com o projeto de Implantação do Terminal Portuário Privativo de Uso Misto em São Luís, sob gestão da W Torre Engenharia e Construção. Este projeto é da ordem de R$ 1 bilhão e prevê a geração de 400 empregos diretos na fase de implantação e 600 na fase de operação, que está prevista para iniciar em 2017. A W Torre Engenharia e Construção atua em diferentes áreas de negócio como construtora, propriedades comerciais, desenvolvimento imobiliário, terminais logísticos, entretenimento, shoppings centers e infraestrutura. Nesse modelo de terminal permite -se que sejam movimentadas cargas próprias e de terceiros segundo a livre descrição do titular e constituirá mais uma plataforma de escoamento da produção estadual e nacional.

http://www.imesc.ma.gov.br/docs/nota...ra_set2013.pdf

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