sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

SEDINC IRÁ CONSTRUIR PARQUES EMPRESARIAIS EM TIMOM E PINHEIRO

SEDINC IRÁ CONSTRUIR PARQUES EMPRESARIAIS EM TIMOM E PINHEIRO
23 de dezembro, 2013 - 08h50

Ainda em 2014, a Sedinc planeja iniciar as obras dos Parques Empresariais de Imperatriz, Caxias, Rosário e de São José de Ribamar.

Como parte da política de atração de investimentos e estímulo à produção do Maranhão com foco na geração de emprego e renda, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), iniciará no primeiro semestre de 2014, a construção de Parques Empresariais nas cidades de Pinheiro e Timon. A previsão é que as obras sejam iniciadas logo após a conclusão do processo licitatório, previsto para fevereiro do próximo ano.

Ainda em 2014, a Sedinc planeja iniciar as obras dos Parques Empresariais de Imperatriz, Caxias - já em processo de licitação. Também está previsto o lançamento, também em 2014, dos parques de Rosário e de São José de Ribamar. A implantação dos parques de Codó, Chapadinha, Capinzal do Norte, Presidente Dutra, Santa Inês, Coroatá e Alcântara estão em fase de estudo. O investimento total previsto é da ordem de R$ 84 milhões, dos quais R$ 42 milhões devem ser investidos em 2014.

"Estamos ampliando e modernizando a infraestrutura econômica do estado, por meio da construção de parques, visando atender melhor as necessidades dos empresários e ordenar a instalação das empresas. Também criamos um novo modelo de distritos industriais que passam a ser chamados de Parques Empresariais e que terão um moderno sistema de gestão", explica o secretário Mauricio Macedo.

Na semana que passou, os prefeitos de Timon, Luciano Leitoa, e de Pinheiro, Filuca Mendes, assinaram as escrituras de doação de terrenos para a instalação dos dois parques empresariais que serão construídos pela Sedinc.

Durante a reunião em Timon, no dia 17, o secretário de Estado Estadual de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, e o prefeito apresentaram o projeto do parque a empresários da região. Também participaram da reunião o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico da Sedinc, David Braga Fernandes e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Victor Hugo Almeida.

No dia 18, em Pinheiro, foi assinada pela governadora Roseana Sarney, o prefeito Filuca Mendes e Mauricio Macedo, a escritura de doação do terreno onde será construído o Parque Empresarial do município. A assinatura foi realizada durante a inauguração do Centro de Cultural de Pinheiro.

O Parque Empresarial de Timon ficará localizado perto da BR-316, e será servido por uma rodovia, ferrovia, aeroporto e, ainda, próximo ao Rio Parnaíba. Já o de Pinheiro, será construído às margens da MA-106, entre os municípios de Santa Helena e Pinheiro e possui área total de 1.000.000 m² e será implantado por fases.

Dentro de um novo conceito de Distrito Industrial (DI), os Parques Empresariais possuem lotes distribuídos dentro de um zoneamento urbano para atender a demanda não só de indústria, mas de diversos setores empresariais como comércio e serviços.

O Parque Empresarial terá infraestrutura de pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente, própria para trafego de caminhões; acesso rodoviário duplicado com faixas de desaceleração e aceleração; ciclovias; portaria de controle de acesso; equipamentos de vídeo monitoramento; centro administrativo; sala de treinamento; salas para instituições ligadas ao setor empresarial; entre outras facilidades. Este tipo de estrutura requer uma gestão compartilhada entre governo e empresários e será administrado sob a forma de condomínio.

http://www.ma.gov.br/index.php/agencia/?id=76054

Nenhum comentário:

Postar um comentário