sexta-feira, 23 de maio de 2014

CHEGA A 48 O NÚMERO DE NAVIOS FUNDEADOS NA BAÍA DE SÃO MARCOS

CHEGA A 48 O NÚMERO DE NAVIOS FUNDEADOS NA BAÍA DE SÃO MARCOS

Dados são de operadores portuários e do monitoramento via satélite do tráfego marítimo, que indicam aumento da média diária de embarcações na baía

21/05/2014 00h00


Até o fim da tarde de ontem, 48 navios mercantes estavam fundeados na Baía de São Marcos à espera de vaga no sistema portuário de São Luís, que integra sete atracadouros no Porto do Itaqui, dois no Terminal da Alumar e quatro no Terminal Ponta da Madeira (TPM/Vale), todos ocupados (em plena atividade), de acordo com sites de monitoramento marítimo e da praticagem da Ilha.
A média diária de navios na Baía de São Marcos, segundo estatísticas de tráfego marítimo e da movimentação de cargas, consultadas por O Estado, é de 30 unidades, entre cargueiros e petroleiros, com picos que vão de 40 a 50 embarcações, de acordo com a demanda de operações de carga e descarga no período. O excesso de chuva do período atual também influi nos resultados operacionais dos portos, pois dificulta a movimentação de produtos agrícolas, como fertilizantes e grãos, aumentando o tempo de espera dos navios fundeados.

Operação – No Itaqui, até o fim da tarde de ontem, de acordo com o site da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do porto, cinco dos sete atracadouros estavam em atividade. No berço 100, o navio Saint Vassilios está em operação de descarga de fertilizante (32,5 mil toneladas), com previsão de partida para sexta-feira (23). No berço 101, o Oshimana realiza embarque de 30 mil toneladas de carga geral, programado para desatracar hoje.

No berço 102 do Itaqui, o navio BBC Emerald concluiu ontem a operação de desembarque de 200 toneladas carga (peças e maquinários para indústria, a chamada carga de projeto), partindo no fim da tarde. Mais detalhes do carregamento não foram revelados.

Nos berços 104 e 106, destinados à movimentação de derivados de petróleo, estavam ontem, respectivamente, os navios José Alencar e Maersk Producer, o primeiro em operação de carga de 23 mil toneladas de produtos e o segundo em desembarque de 100 mil toneladas de derivados.

Dos 23 navios fundeados na Baía de São Marcos, programados para atracação no Porto do Itaqui, até o fim da tarde de ontem, quatro são petroleiros (navios-cisterna, ou navios-tanque, destinados à movimentação de derivados de petróleo), um é de carregamento de fertilizantes, dois são de carga geral, dois são para movimentação de soja em grãos, quatro para carvão, dois para ferro-gusa e os demais para cobre, escória (industrial) e clínquer (subproduto da indústria do cimento).

No Terminal Ponta da Madeira, segundo os registros da praticagem de São Luís comparados aos dados do site da mineradora Vale, todos os atracadouros estavam em operação de carga de minério, com o navio Berge Stahl (355 mil toneladas) no Píer I, o Roberto Rizzo (155,3 mil toneladas) no Píer III/Norte, o Cape Mary (167,2 mil toneladas) no Píer III/Sul e o Vale Dongjiakou (390,5 mil toneladas) no Píer IV/Sul.

No Terminal da Alumar, localizado a 10 quilômetros ao sul do Porto do Itaqui, estavam atracados ontem os navios cargueiros Forte de São José e Lowlands Opal.

http://imirante.globo.com/oestadoma/...gina268176.asp
http://maranhaomaravilha.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário