quarta-feira, 25 de junho de 2014

Porto do Itaqui alcança 6,4 milhões de toneladas nos primeiros meses do ano

Porto do Itaqui alcança 6,4 milhões de toneladas nos primeiros meses do ano

O objetivo da Emap, gestora do Itaqui, para 2014 é bater o recorde histórico de 17 milhões de toneladas.

Conteiner: um segmento em contante expansão
O Itaqui alcançou nos cinco meses do ano o volume de 6,4 milhões de toneladas de cargas. A capacidade de execução dos profissionais na área operacional e as boas parcerias comerciais firmadas foram determinantes para aumentar a movimentação em 10%, quando comparado com o mesmo período do ano passado. O objetivo traçado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Itaqui, para 2014 é bater o recorde histórico de 17 milhões de toneladas.

Vale ressaltar que nesse período, o Itaqui operou com um berço a menos, o 103. Nessa estrutura está sendo montado o carregador do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) que aumentará ainda mais a produtividade do porto. Outras obras que aumentam a capacidade de movimentação do Itaqui estão acontecendo como  a construção do berço 108, por exemplo.

Cargas - Os graneis sólidos e as cargas gerais influenciaram no aumento do volume de cargas. De janeiro a maio passaram pelos seis berços multiusos do Itaqui, de um total de sete, cerca de 2,9 milhões de toneladas. Um aumento de 13% para os graneis sólidos acumulado ao longo do ano de 2014 quando comparado a 2013.  As cargas com maior destaque em volume para os graneis sólidos foram o carvão, cerca de 363 mil toneladas (75% de todo o volume movimentado no ano de 2013)  e o fertilizante com 532 mil toneladas (28% a mais que o mesmo período de 2013).

As cargas gerais alavancaram também a movimentação de cargas no Itaqui. Entre as novas cargas, a celulose movimentada entre fevereiro e maio soma 187 mil toneladas. Enquanto os contêineres atingiram um percentual de 58% a mais que o movimentado em 2013, ou seja, 6.630 TEUS contra 4.431 unidades registradas. Destaque também, dentro das cargas gerais, para a movimentação de 18 mil toneladas de trilhos destinados à expansão da Ferrovia Norte Sul.  Os graneis líquidos no Porto do Itaqui estão retomando o crescimento. Nesses cinco primeiros meses registrou um aumento de 4% em relação a 2013. Destaque para as movimentações de derivados de petróleo importados (9%) e aumento nas movimentações de GLP (10%) e Etanol (22%).

Expansão - O Itaqui é um porto que se prepara para atender as grandes demandas de maneira eficiente e eficaz. Dos sete berços, quatro são automatizados. Nos últimos anos foram investidos cerca de R$ 1,2 bilhão em infraestrutura portuária. Para os próximos anos, os investimentos chegam a aproximadamente R$ 1,7 bilhão com a construção dos Terminais de Celulose e Fertilizantes com os respectivos berços de atracação, além da construção das retroáreas do cais 100, 101, 104 e 105. “A capacidade de execução da equipe da Emap, aliadas as vantagens operacionais; próximo a importantes mercados como Europa e Estados Unidos, maior competitividade na rota para Ásia, após expansão do canal do Panamá, e a oferta de logística multimodal única na região com acesso a ferrovias e rodovias tornam o Itaqui um porto de vantagens”, reafirmou o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati.

Outras demandas virão, no  planejamento estratégico da Emap constam nove áreas a serem licitadas no terceiro bloco de arrendamentos do Governo Federal, cuja primeira etapa ainda está em análise na Secretaria Especial dos Portos, do governo federal. Somados a esses projetos, outros como o da Refinaria Premium da Petrobras com 60 milhões de toneladas, em estudo a movimentação de 40 milhões de toneladas de minério de ferro e um Terminal de Contêineres com potencial para 180 mil teus/ano numa primeira fase. “São projetos que alavancam a movimentação de cargas e colocam o Maranhão, por meio do Itaqui, como solução logística”, acentuou Fossati.

Grãos - O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) impulsionará a cadeia do agronegócio nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, consolidando o Itaqui como referência no país na exportação de grãos. O Terminal é um projeto estruturante que viabiliza o recebimento, estocagem e expedição eficiente de até 10 milhões de toneladas de grãos por ano. Basta lembrar que o Maranhão faz parte de uma região econômica denominada Mapitoba, que reúne, respectivamente, os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia que vem crescendo a taxas acima da média nacional. O Terminal de Grãos do Maranhão tem sido esperado com ansiedade pelos produtores do Maranhão, Tocantins e Piauí. O empreendimento é de R$ 600 milhões e o primeiro dos quatro terminais deverá ser inaugurado até setembro. Até o fim do ano os outros três deverão entrar em operação.
Lugar: PORTOSMA
Fonte: Assessoria EMAP
Data da Notí£©a: 25/06/2014
http://www.portosma.com.br/noticias/noticia.php?id=3019

Nenhum comentário:

Postar um comentário