terça-feira, 16 de dezembro de 2014

IDENTIFICAÇÃO DE SÍTIOS PORTUÁRIOS PRIORITÁRIOS 


Município de Turiaçú, Baía de Turiaçú, área TR 01.

Análise de aspectos do meio físico

O município de Turiaçú (TR 01) como um todo, apresenta boas condições de
suporte quanto à qualidade do solo, com predominância de áreas com baixa
vulnerabilidade, o que foi considerado como adequado para o recebimento de
empreendimentos logísticos e industriais.
Turiaçú provavelmente demandará o afastamento do retroporto em relação à
linha d’água, devido á presença de solo de muito alta vulnerabilidade nesta área.
Em Turiaçú destaca-se também uma área considerada como de alta
vulnerabilidade, localizada no interior do território em destaque (parte norte) do
mesmo. Quanto ao meio físico de forma isolada, o sítio apresenta
adequabilidade para os empreendimentos propostos.



Terminal portuário 

Necessidade

Terminal portuário Granel sólido vegetal, com capacidade para um navio
tipo Panamax (60.000 a 70.000 DWT), amarrado
diretamente no cais ou navio tipo Capesize (180.000
DWT) com apoio dos dolphins de amarração, além de
pátio e armazém correspondente.
Granel sólido mineral, com capacidade para um navio
tipo Panamax (60.000 a 70.000 DWT), amarrado
diretamente no cais ou navio tipo Capesize (180.000
DWT) com apoio dos dolphins de amarração, além de
pátio e armazém correspondente.
Devido às características do local deve ser previsto
implantação parte sobre a terra e parte sobre a lâmina
d’água, com possibilidade de área estaqueada para
diminuição na interferência no terreno natural.



Município de Bacabeira, Baía de São Marcos, margem esquerda(ocidental), áreas BC 01 e BC 02Análise de aspectos do meio físico

Ambas as áreas apresentam predominância de solo com muito alta
vulnerabilidade à erosão, caracterizados como áreas sujeitas á inundações
anuais no período de chuvas (inverno) sendo consideradas inadequadas para
os empreendimentos retroportuários, logísticos e industriais integrados aos sítios
portuários propostos. Preferencialmente estes empreendimentos deverão estar
localizados em um raio maior de distância dos sítios portuários. Considera-se
que na análise do território em raio de 20 km destes sítios, existem áreas
adequadas para estes empreendimentos.
Eventualmente instalações retroportuárias com operação logística diretamente
relacionada com as áreas molhadas poderão ser instaladas em áreas dentro do
raio de 5 km dos sítios portuários. Para isto serão necessários aterros para
alteamento das infraestruturas (a área é plana) e estudos geotécnicos para
verificação da capacidade de suporte do subsolo á este aterro e ás instalações
que poderão ser implantadas, com provável necessidade de reforço de subsolo.



Terminal portuário


Necessidade

Terminal portuário Carga geral, com capacidade de operação simultânea
de até três navios conteineiros, sendo dois do tipo póspanamax,
além de pátios e armazéns
correspondentes.
Granel sólido vegetal, com capacidade para um navio
tipo Panamax (60.000 a 70.000 DWT), amarrado
diretamente no cais ou navio tipo Capesize (180.000
DWT) com apoio dos dolphins de amarração, além de
pátio e armazém correspondente.
Granel sólido mineral, com capacidade para um navio
tipo Panamax (60.000 a 70.000 DWT), amarrado
diretamente no cais ou navio tipo Capesize (180.000
DWT) com apoio dos dolphins de amarração, além de
pátio e armazém correspondente.
Área de estaleiro com cais de atracação e área para
instalações industriais navais.
Devido às características do local deve ser previsto
implantação parte sobre a terra e parte sobre a lâmina
d’água, com possibilidade de área estaqueada para
diminuição na interferência no terreno natural.



Município de Guimarães, Baía de Cumã, área GM 01.Para viabilizar o sítio no município de Guimarães, após a análise preliminar da
sustentabilidade ambiental para definição do plano diretor de ocupação da área
terrestre, se decidiu pela relocação do mesmo, para sítio mais ao sul,
denominado GM 01.

Análise de aspectos do meio físico

A área apresenta mosaico de solos com baixa e alta capacidade de suporte para
as infraestruturas e atividades previstas.
Deverá ser estudada a implantação do retroporto em área afastada
aproximadamente 500 m da linha d’água para se evitar área com menor
capacidade de suporte, existente nesta faixa.
Superando-se esta faixa que beira o estuário, existe disponibilidade de áreas
com características adequadas. Considerou-se que existe compatibilidade do
empreendimento quanto à aspectos ambientais do meio físico.



Terminal portuário

Necessidade


Terminal portuário Granel sólido vegetal, com capacidade para um navio
tipo Panamax (60.000 a 70.000 DWT), amarrado
diretamente no cais ou navio tipo Capesize (180.000
DWT) com apoio dos dolphins de amarração, além de
pátio e armazém correspondente.
Granel sólido mineral, com capacidade para um navio
tipo Panamax (60.000 a 70.000 DWT), amarrado
diretamente no cais ou navio tipo Capesize (180.000
DWT) com apoio dos dolphins de amarração, além de
pátio e armazém correspondente.
Devido às características do local deve ser previsto
implantação parte sobre a terra e parte sobre a lâmina
d’água, com possibilidade de área estaqueada para
diminuição na interferência no terreno natural.




Município de Alcântara, Baía de São Marcos, margem direita (oriental),áreas AC 01, AC 02.Para este município foram feitas duas análises em separado.
Pode-se destacar antecipadamente que a área “AC 01” em Alcântara foi
considerada como a mais adequada por ter maior disponibilidade de território
para apoio retroportuário e ter menores interferências naturais (rios e braços de
mar) para o acesso terrestre.

Análise de aspectos do meio físico

O território destacado na margem esquerda da baía de São Marcos, se analisado
como um todo não tem características de capacidade de suporte do solo
adequadas. A área em melhor situação localiza-se no município de Alcântara
(AC 01), com aproximadamente 50 % de área útil dentro de um raio de 5 km do
sítio portuário, podendo ser expandida ao longo da rodovia MA 106, em área
contígua, porém se afastando da linha d’água.
O sítio AC 02 (Alcântara) não apresenta área adequada em raio de 5 km, por
possuir solo com baixa capacidade de suporte e maior dificuldade de conexão
com as áreas adequadas mais distantes, por ter que atravessar áreas molhadas
de grandes dimensões, necessitando obras de arte de grande porte.



Terminal portuário

Necessidade


Terminal portuário Granel sólido vegetal, com capacidade para um navio
tipo Panamax (60.000 a 70.000 DWT), amarrado
diretamente no cais ou navio tipo capesize (180.000
DWT) com apoio dos dolphins de amarração, além de
pátio e armazém correspondente.
Granel sólido mineral, com capacidade para um navio
tipo Panamax (60.000 a 70.000 DWT), amarrado
diretamente no cais ou navio tipo capesize (180.000
DWT) com apoio dos dolphins de amarração, além de
pátio e armazém correspondente.
Estudos oceanográficos poderão definir necessidade
de quebramar de proteção.



 Município de São José do Ribamar, Baía de São José, área SR 01.

Análise de aspectos do meio físico


A área apresenta predominância de solo com baixa vulnerabilidade à erosão,
sendo considerada adequada para os empreendimentos retroportuários,
logísticos e industriais integrados ao porto propostos.



Terminal portuário

Necessidade


Voltado para carga geral, com capacidade de
operação simultânea de até três navios conteineiros,
sendo dois do tipo pós-panamax.
Poderá ser implantado parte sobre o continente e parte
sobre lâmina d’água, com provável necessidade de
implantação de quebramar de proteção.
Estaleiro naval com cais de suporte para construção
ou manutenção com 300m de extensão.
As características locais indicam a possibilidade de
necessidade de implantação do terminal avançando
sobre a lâmina d’água, devido à fragilidade do
ambiente natural.
Estudos oceanográficos poderão definir necessidade
de quebramar de proteção.




Ainda existe duas áreas potenciais para construção de terminais portuáriosna baía de São Marcos, uma (#8) a nordeste do TUP Ponta da Mandeira e outra(#9) ao sul do Porto o Itaqui, sem vocação definida. Por fim, há o projeto de
Diques da Baixada Maranhense (#10), que possui 70 km de extensão e beneficiará
os municípios de Viana-MA, Matinha-MA e outros.


http://www.sedinc.ma.gov.br/uploads/...tuario-web.pdf

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