quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Portos e Terminais de São Luís receberam um total de 145 navios em dezembro de 2012

Complexo formado por Itaqui, Vale e Alumar registrou queda de 8,27% em relação ao ano anterior
Complexo formado pelo Porto do Itaqui e os terminais privativos da Alumar e Ponta da Madeira registrou queda de 8,27% em relação ao mesmo intervalo de 2011


O sistema portuário de São Luís atendeu 145 navios em dezembro de 2012, de acordo com a empresa de praticagem Pratimar, que monitora diariamente o movimento de embarcações na região. Os dados são referentes aos relatórios publicados até o fim da tarde do dia 31. No comparativo com o mesmo período de 2011, segundo estatísticas da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), quando foram registrados 157 navios, verifica-se uma diferença de 8,27%.

No último mês de 2012, o sistema portuário recebeu 62 navios no Porto do Itaqui, 58 no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e 25 no Terminal da Alumar. De acordo com o relatório, no mês de dezembro, o sistema portuário da Ilha atendeu em média 4,67 navios/dia, o que dá uma taxa de estadia de 5,13 horas/navio.

No caso do Porto do Itaqui, o atracadouro que apresentou o maior número de atracações (18 navios) em dezembro foi o berço 104, destinado prioritariamente para operações com produtos derivados de petróleo, assim como o berço 106, que atendeu 12 embarcações no período em referência.

Utilizado principalmente para movimentação de carga geral, o berço 102 do Itaqui recebeu 12 navios em dezembro, segundo as estatísticas. O berço 101 registrou 10 embarcações no período, enquanto o berço 103 atendeu seis navios e o berço 100, inaugurado no mês passado, atendeu quatro embarcações.

Ainda em relação aos números da movimentação de navios no Itaqui, com 62 unidades atendidas no período, verifica-se uma taxa de ocupação média de dois navios/dia, o que dá um índice de estadia média de 12 horas/navio.

Privativos – A segunda instalação portuária com maior número de movimentação de navios de São Luís é Ponta da Madeira, que em dezembro de 2012 recebeu 58 embarcações. O terminal opera principalmente embarques de minérios, mas também utiliza uma estrutura para movimentação de grãos agrícolas, caso do Píer II, também denominado berço 105, localizado no cais do Itaqui, arrendado à Vale.

Em Ponta da Madeira, os atracadouros que apresentaram a maior movimentação de navios foram os píeres I e III/Sul, cada um com 17 embarcações no período em referência. Os píeres I e III/Norte atenderam, segundo as estatísticas, 12 navios cada.

Quanto ao desempenho operacional, o resultado geral dos atendimentos em Ponta da Madeira revelam uma taxa média de 1,87 navio/dia, com um índice de estadia de 12,87 horas/navio no período em referência.

Em relação ao Terminal da Alumar, com dois atracadouros, localizados a 10 quilômetros ao sul do Porto do Itaqui, foram registrados 25 atendimentos, sendo 16 navios no berço 2 e nove no berço 1, o que significa uma taxa média de estadia de 29,76 horas/navio.

No período em referência, não foi registrada nos relatórios da praticagem a movimentação de navios em Porto Grande, um antigo terminal pesqueiro, administrado pela Emap, que ultimamente tem sido utilizado para atracações de navios de apoio à atividade marítima (offshore).

Números

- 62 Navios atracaram no Porto do Itaqui no mês de dezembro de 2012.

- 58 Navios atracaram em Ponta da Madeira no mês de dezembro de 2012.

- 25 Navios atracaram no Terminal da Alumar no mês de dezembro de 2012.
Lugar: PORTOSMA
Fonte: O Estado/Pratimar
Data da Notícia: 03/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário