quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Armazém de carga do cais do porto do Itaqui, construído em 1970, será demolido

Estrutura será substituída por outra mais moderna e num local quer permita dar mais mobilidade a área do cais

Um dos mais antigos armazens do Itaqui será demolido.
Estrutura foi construída na década de 1970 e está muito próxima da área de operações do berço 102

Construído na década de 1970, o armazém de carga geral localizado no berço 102 do Porto do Itaqui será demolido neste ano. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) publicou na segunda quinzena do último mês de dezembro o edital de licitação para contratação de empresa para demolição da estrutura e também o edital para a construção de um galpão provisório. Os processos estão em trâmite na Comissão Setorial de Licitação (CSL) da Emap. O pregão (nº 046/2012, referente à demolição do armazém) estava marcado para ocorrer no dia 20 de dezembro de 2012 e, nos informes da estatal, ainda não consta avisos referentes ao resultado do certame. O pregão (n° 047/2012), destinado à locação da estrutura provisória (galpão de lona), está marcado para o dia 8 deste mês.

A demolição do armazém de carga geral do berço 102 tem sido discutida desde setembro de 2010, durante a reunião de número 165 do Conselho da Autoridade Portuária (CAP) do Itaqui. Na ocasião, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap, Daniel Vinent, informou que o galpão estava com diversas avarias, como telhado deteriorado, piso necessitando de reparos ou substituição e estrutura metálica de sustentação comprometida. Além disso, a localização do armazém está muito próxima aos berços de atracação, o que é incompatível com as necessidades atuais de operação do cais, impedindo a utilização de equipamentos de grande porte. A estrutura atual tem 7,5 mil metros quadrados (m²).

Processo - De acordo com o edital de licitação pública, o valor máximo a ser pago pela execução dos serviços de desmontagem, retirada e demolição do armazém é de R$ 653,5 mil, com prazo de execução de, no máximo, 90 dias, contado a partir da data de recebimento da ordem de serviço a ser emitida pela Emap. Em seguida, ou paralelamente, um outro certame será realizado para locação de um galpão de lona, com estrutura em aço galvanizado, que funcionará como armazém provisório, localizado em uma área mais distante do cais, porém, dentro da zona portuária. O valor máximo a ser pago pelos serviços é de R$ 276,6 mil e o prazo de execução é de sete meses, contado a partir da data de recebimento da ordem de serviço. De acordo com fontes do setor portuário, um novo armazém deverá ser construído para atender às necessidades da Receita Federal e demais usuários do porto.

Números

- 653 Mil reais é o valor máximo a ser pago, de acordo com o edital, pela demolição do armazém de carga geral localizado próximo ao berço 102 do Itaqui.

- 276 Mil reais é o valor máximo a ser pago, de acordo com o edital, pela locação de um galpão de lona, que substituirá provisoriamente o armazém de carga geral.
Lugar: PORTOSMA
Fonte: Emap/O Estado
Data da Notícia: 03/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário