sábado, 11 de maio de 2013

Bioenergy faz acordo de R$1,8 bi com GE para aerogeradores

                 Energia eólica      Energia eólica: acordo prevê a entrega de 207 turbinas para 13 parques eólicos da Bioenergy no Maranhão


General Electric irá vender 377 aerogeradores eólicos para a companhia brasileira, que atua no segmento de energias renováveis

Anna Flávia Rochas, da
 
São Paulo - A Bioenergy, que atua no segmento de energias renováveis, fechou contrato de 1,8 bilhão de reais para compra de 377 aerogeradores eólicos da General Electric, no segundo acordo de grande porte entre geradoras eólicas e fabricantes no Brasil neste ano.

O acordo prevê a entrega de 207 turbinas para 13 parques eólicos da Bioenergy no Maranhão, e outras 170 turbinas de reserva para empreendimentos que ainda vão vender energia.

O presidente da Bioenergy, Sérgio Marques, espera que esses 170 aerogeradores sejam usados em parques a serem viabilizados em 2013. Segundo ele, a empresa tem cerca de 400 megawatts (MW) de projetos com capacidade para participar do leilão de energia de reserva exclusivo para eólicas, agendado para agosto.
Os aerogeradores contratados com a GE tem 1,7 megawatt (MW) de potência instalada cada, com 80 metros de altura, e foram projetados para atender ao regime de ventos dos parques eólicos da Bioenergy no Maranhão.
"Esse equipamento foi desenvolvido e adequado para os ventos do Maranhão. O preço da energia eólica que apresentamos no último leilão, que muitos viram como agressivo, tem como base uma alta produtividade do site e adequabilidade dos equipamentos ao vento", disse o executivo.
No leilão citado, a Bioenergy vendeu energia eólica abaixo dos 90 reais por megawatt-hora, ante um preço-teto de 112 reais por MWh, num valor considerado inviável por diversos agentes do mercado, o que foi contestado pela Bioenergy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário