sábado, 11 de maio de 2013

Empresa maranhense tem destaque na produção de catamarãs de fibra de vidro
 

Jock Dean
Da equipe de O Estado

Maramar Náutica, com 30 anos de experiência em construção naval, hoje trabalha com quatro linhas de embarcação e exporta para os EUA e Canada.

 

Embarcações produzidas no Maranhão construídas com o uso da tecnologia de fibra de vidro estão ganhando destaque no mercado náutico nacional por causa da sua durabilidade, resistência e desempenho. Esta abertura do mercado brasileiro para as embarcações maranhenses é decorrente do investimento da empresa Maramar Náutica, sediada no Distrito Industrial de São Luís, que tem 30 anos de experiência em construção naval, 20 deles dedicados ao uso da fibra de vidro. Ontem, o presidente do Conselho de Administração do Sistema Mirante, Fernando Sarney, visitou a empresa ao lado de executivos da Maramar e do Sistema Mirante.
Segundo Valéria Tavares, uma das proprietárias da Maramar, atualmente a empresa produz de 8 a 9 barcos por ano, produção que é vendida para estados como Bahia, Rio de Janeiro, Ceará e Santa Catarina. "Estamos trabalhando também com clientes de outros países, como Estados Unidos e Canadá", informou. A empresa leva cerca de nove meses para construir um veleiro. Este tempo pode ser alterado, variando de acordo com a necessidade do cliente, como ocorreu com o tricampeão mundial de windsurf, Kauli Seadi, catarinense, cuja embarcação levou um ano e meio para ficar pronta. Ele estava ontem na Maramar.
Atualmente, a Maramar trabalha com quatro linhas de embarcação. A linha Praia, com três modelos de catamarãs, 28, 30 e 47. A linha Pesca inclui os Atins 28 e 36, monocascos em fibra de vidro, motor a diesel, propulsão a hélice e urna para pescado. O Atins 36 tem uma autonomia de 140 horas a uma velocidade média de 7 nós e capacidade para armazenar até 7 toneladas de pescado e acomodações para seis tripulantes. A linha Prática inclui uma lancha de 80 nós para uso em lazer, turismo e transporte de passageiros com capacidade para até 150 pessoas. A linha Maramar inclui barcos de pesca para até 30 passageiros.
A Maramar é a empresa que constrói o maior catamarã produzido no Brasil, o Praia 47, que tem 14,30 metros de comprimento por 8,10 de largura, capacidade para quatro camas de casal e quatro beliches individuais. Todas as embarcações são projetadas por Jaime Tavares, outro proprietário da empresa, que foi fundada pelo ex-prefeito de São Luís, Haroldo Tavares. "Nossos barcos se destacam por causa da sua durabilidade, segurança, resistência, mecânica e por serem fáceis de manobrar. O catamarã é uma embarcação muito estável que não emborca com facilidade", explicou o empresário.
Praia 30 - Em 1985, após um ano e três meses de testes e de aperfeiçoamentos no protótipo, a Maramar lançou a primeira embarcação da sua linha de multicascos (catamarã) em fibra de vidro. Após diversas outras experiências e o lançamento de novas linhas de embarcações, em 2005 a empresa decide retornar ao setor de multicascos como novo projeto da linha, o Praia 30. A embarcação foi lançada oficialmente no Rio Boat Show - considerado o maior evento náutico da América Latina.
Por suas características, a embarcação surpreendeu velejadores e demais participantes da feira e, em julho do mesmo ano, ganhou destaque por vencer quatro das cinco regatas da classe Multicasco B na Rolex Ilhabela Sailing Week - evento internacional de iatismo.
Em outubro, o Praia 30 foi exposto no São Paulo Boat Show e passou a chamar a atenção de esportistas como Kauli Seadi, tricampeão mundial de windsurf, que ainda este mês velejará de São Luís a Florianópolis (SC) a bordo de um Praia 30.
Segundo o esportista, há cerca de dois anos ele resolveu explorar novos lugares para a prática do windsurf e navegação à vela. Como a viagem vai durar pelo menos seis meses, ele precisava de uma embarcação que tivesse boa navegabilidade, fosse resistente e confortável, já que ele e a namorada, que é oceanógrafa, vão morar na embarcação durante o período.

 
"Eu pesquisei alguns monocascos, mas, pela facilidade de aproximação com a costa, decidi navegar em um catamarã e me recomendaram o Maranhão como local de compra por causa da experiência do estado neste tipo de embarcação", afirmou.
O Praia 30 é um catamarã com capacidade para até quatro pessoas em viagens longas. Em caso de passeios, a embarcação, que tem 9,20 metros de comprimento e 5,60 metros de largura, comporta até 10 pessoas. "Eu pedi que eles fizessem algumas adaptações ao projeto original para que ele também sirva de moradia, mas toda a parte náutica foi mantida justamente pela sua navegabilidade que permite atingir boas velocidades", informou Kauli Seadi. A experiência do windsurfista a bordo do Praia 30 será mostrada em um programa do Canal Off, da Globo SAT, no segundo semestre deste ano.

Saiba mais


- Diversos outros estados brasileiros produzem veleiros, catamarãs, lanchas e barcos pesqueiros, sendo São Paulo o maior produtor nacional. Mas o Maranhão se destaca por desenvolver uma linha de embarcações em fibra de vidro, que os torna mais resistentes que os criados a partir da madeira.
- A tecnologia utilizada pela empresa inclui também a espuma de Divinicell que oferece melhor relação entre peso e resistência, além das suas propriedades de isolamento térmico e acústico, baixa absorção de água e boa resistência química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário