domingo, 2 de junho de 2013

VLI amplia estrutura em São Luís

Companhia de logística criada pela mineradora Vale atua na exportação de grãos agrícolas do Maranhão, Piauí e Tocantins


Com investimento de R$ 150 milhões em infraestrutura, a Valor da Logística Integrada (VLI), empresa de logística de carga geral, amplia a sua capacidade instalada no Terminal Portuário São Luís e inaugura mais um silo de armazenamento de grãos e uma moega - estrutura do sistema de descarregamento de trens. Os equipamentos servirão para aumentar a agilidade na movimentação de cargas, melhorando a competitividade do corredor de escoamento de grãos que atende aos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins (Mapito).

O novo armazém tem capacidade para 45 mil toneladas. A área total de 250 metros quadrados foi projetada para aumentar a logística da VLI, permitindo maior ganho nas operações de descarga de vagões e embarque de navios, além da confiabilidade do sistema.

"Foram dois anos para construir o sistema operacional e garantir a convergência de todo processo", explica o gerente de operação do terminal, Fábio Fernando Ferreira, referindo-se também à nova moega. Segundo ele, a nova estrutura - que se assemelha a um depósito para a distribuição de carga - aumentará a capacidade de descarregamento do terminal em 40%.

Na estrutura atual, são descarregados dois vagões por vez. O tempo médio para a operação total de um trem com 80 vagões é de 7h. A nova moega permitirá reduzir esse tempo para 4,5h, porque viabilizará a descarga de três vagões, simultaneamente.

"Com isso, saímos de uma capacidade de descarregamento de vagões de 350 mil toneladas para 450 mil toneladas/mês", afirma o gerente.


Logística eficiente - O Terminal Portuário São Luís, de concessão da VLI, movimenta 100% da soja exportada pelo Porto do Itaqui (berço 105). Com seu sistema integrado (ferrovia - terminal - porto), associado ao planejamento anual, elaborado em parceria com cliente, a empresa consegue gerar uma conciliação da carga com o navio, de forma que o escoamento é quase que imediato e sem filas de navios. Em 2012, as exportações com grãos alcançaram a marca de 3,3 milhões de toneladas.


http://imirante.globo.com/oestadoma/...gina247762.asp

__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário