domingo, 14 de julho de 2013

CNI DEFENDE CONSOLIDAÇÃO DE MALHA INTERMODAL DE TRANSPORTES PARA AGILIZAR ESCOAMENTO VIA PORTOS

Na segunda e última reportagem sobre a necessidade de investimentos nos portos do Arco Norte, veja quais são as principais demandas dos portos e terminais da região

12/07/2013

O governo federal, por meio do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), tem identificado as potencialidades e deficiências de um conjunto de portos marítimos e fluviais do Brasil. Entre os trabalhos concluídos, denominados Planos Mestres, alguns já apontam a clara necessidade de uma urgente expansão da capacidade operacional dos terminais existentes e da construção de novas estruturas. Nos quadros abaixo, seguem as principais conclusões desses estudos:

Itaqui (MA)

O maior porto organizado do Maranhão é uma estratégica rota de exportação para importantes setores da economia brasileira. Seus terminais escoam minerais, como ferro e cobre, além de fertilizantes e grãos. Por estar situada nos pontos finais das ferrovias Carajás e a Norte-Sul, o Porto de Itaqui representa uma saída estratégica para a produção agrícola e agroindustrial de estados como Maranhão, Tocantins e Piauí.

Com a consolidação de rotas para o Norte, a demanda de movimentação de grãos em Itaqui deve crescer de forma acentuada. Segundo estimativa do Plano Mestre, elaborado pelo governo federal, o Porto de Itaqui terá um déficit operacional de 7,5 milhões de toneladas em 2015. O principal motivo do gargalo é o salto no volume de soja direcionada ao porto, que responderá por 4,3 milhões de toneladas do déficit total.

Santarém (PA)
http://www.portaldaindustria.com.br/...ia-portos.html

Vila do Conde (PA)
http://www.portaldaindustria.com.br/...ia-portos.html

Itacoatiara (AM)

http://www.portaldaindustria.com.br/...ia-portos.html

Santana (AP)
http://www.portaldaindustria.com.br/...ia-portos.html

Miritituba (PA)

http://www.portaldaindustria.com.br/...ia-portos.html


MAPA ESTRATÉGICO – Para garantir o crescimento sustentado pela próxima década, o Brasil precisa eliminar os gargalos de infraestrutura que tornam produzir e o transportar cargas nacional mais caro e moroso para o setor produtivo em relação às principais potências comerciais do mundo. Lançado em maio de 2013, o Mapa Estratégico da Indústria (2013-2022) propõe a consolidação de uma malha intermodal de transportes, fator fundamental para a recuperação da competitividade da indústria.


Para CNI, investimentos devem priorizar modais portuário, rodoviário e ferroviário

O documento considera prioritário investir na melhoria da eficiência de diferentes modais, principalmente, o portuário, o rodoviário e o ferroviário. Para concretizar essa meta, é preciso planejar e executar os investimentos com base em eixos logísticos, os grandes corredores vitais para o escoamento dos bens manufaturados do país. Nesse conceito de integração, deve-se construir em pontos de entroncamento, por exemplo, centros de distribuição, terminais de transbordo e armazenagem e terminais de integração.

Para reverter esse quadro, o Mapa Estratégico da Indústria propõe identificar os gargalos existentes nos modais de transporte e comparar os custos logísticos do Brasil com o de outros países. Outra diretriz da CNI para os próximos dez anos é identificar entraves regulatórios e burocráticos que possam inibir a entrada do investimento privado nos projetos de infraestrutura e propor medida e ações para melhorar o ambiente de negócios no Brasil.

Por Guilherme Queiroz
Do Portal da Indústria

Fotos: Divulgação/Antaq e Arquivo/ANTF

http://www.portaldaindustria.com.br/...ia-portos.html
ALLAN CK está en línea ahora Report Post  

Nenhum comentário:

Postar um comentário