VALE MARANHÃO FAZ VIAGEM INAUGURAL NO TERMINAL PORTUÁRIO DE
PONTA DA MADEIRA
Depois de receber 3980
mil topneladas de mináerio de ferro, ele deixar o Pier IV ainda neste
sábado
Navio Vale
Maranhão atracado no Pier IV
O navio, que realiza sua viagem
inaugural, está atracado, desde quinta-feira, no Terminal da Ponta da Madeira.
A Vale divulgou ontem fotos do megacargueiro Vale Maranhão, que atracou
na última quinta-feira (24) no Píer IV do Terminal da Ponta da Madeira. A
embarcação da classe Valemax, que homenageia o Maranhão, deve deixar São Luís na
noite deste sábado depois de receber, em seus 10 porões, quase 400 mil toneladas
de minério de ferro. A viagem do Vale Maranhão, além de histórica por perpetuar
o estado em super graneleiro da classe valemax, serve, também, para ratificar a
capacidade operacional do Pier IV, que está operando em caráter experimental,
uma vez que ainda não foi oficialmente inaugurado pela Vale.
A
embarcação, segundo o jornal “O Estado do Maranhão” estava na Baía de São Marcos
desde o dia 12 deste mês, aguardando para atracar e receber o seu primeiro
carregamento de minério de ferro. O navio tem 361 metros de comprimento e 65
metros de largura, com 403,8 mil toneladas de porte bruto e previsão de carga de
380 mil toneladas. É mais um gigante que compõe a frota da classe Valemax,
atualmente os maiores mineraleiros do mundo, encomendados, desde 2008, a
estaleiros chineses e sul-coreanos como o Daewoo Shipbuilding & Marine
Engineering, STX Offshore & Shipbuilding, Jiangsu Rongsheng Heavy Industries
e Bohai Shipbuilding Heavy Industry. O Vale Maranhão é um dos últimos Valemax
para compor uma frota de 35 embarcações, cada uma com capacidade máxima de carga
de 395 mil toneladas, destinada a embarcar minério de ferro extraído da Serra de
Carajás, no Pará, para o mercado internacional.
Antes de vir para sua
viagem inaugura, o Vale Maranhão passou por um rigoroso período de teste de
navegação no mar do Japão em fins de agosto deste ano. Monitorado pelo site
Marínner Trafic, o gigante cruzou o oceano Índico, próximo à costa leste da
África do Sul e atingiu o Atlântico para chegar ao Brasil. O Vale Maranhão é um
dos últimos Valemax encomendados a estaleiros da China e da Coreia do Sul, que
vão compor uma frota de 35 embarcações, cada uma com capacidade máxima de carga
de 395 mil toneladas, destinada a embarcar minério de ferro extraído da Serra de
Carajás, no Pará, para o mercado internacional. Outro Valemax que deve iniciar
em breve a fase de testes de mar, segundo fontes do setor portuário, é o Vale
Ponta da Madeira, que ainda está em fase de construção no estaleiro a STX
Offshore & Shipbuilding, da Coreia do Sul, também responsável pelo Vale
Maranhão, assim como o Vale Brasil, o primeiro da frota, que realizou o
carregamento inaugural no TPM em maio de 2011.
Além do Terminal de Ponta
da Madeira, os Valemax também atracam no complexo portuário de Tubarão, no
Espírito Santo, onde a mineradora Vale mantém um sistema logístico, que passou
por processo de dragagem para receber os megacargueiros. Além de Ponta da
Madeira e Tubarão, os navios atracam regularmente nos portos de Taranto
(Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã), Oita e Kimitsu (Japão) e Mindanao
(Filipinas), e nas duas estações de transferência de minério da Vale em Subic
Bay, nas Filipinas. Até o fim deste ano, os mineraleiros também vão passar a
atracar no terminal marítimo e centro de distribuição da empresa na
Malásia.
Lugar: PORTOSMA
Fonte: O Estado/Vale/Redação
Data da
Notí£©a: 26/10/2013
http://www.portosma.com.br/noticias/noticia.php?id=2916
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