sábado, 4 de janeiro de 2014

DIVULGADO O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO BERÇO NORTE DO PIER IV DA VALE

 Atracadouro está em fase de concretagem das fundações, segundo site especializado, no Terminal Ponta da Madeira, em São Luís (MA).

03/01/2014 00h00



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A expansão da logística no Norte do Brasil alcançou um novo marco em dezembro de 2013, com o início das obras de fundação do berço Norte do Píer IV do Terminal Ponta da Madeira (TPM), em São Luís. Segundo notícia publicada pelo site da revista Fator Brasil, a obra está em fase de concretagem dos primeiros elementos pré-moldados.

Em nota, a assessoria de imprensa da Vale informou que a notícia publicada na Fator Brasil não foi divulgada pela companhia, embora não tenha negado a sua veracidade, limitando-se a indicar informativos de desempenho do terceiro trimestre consoante ao projeto de expansão logística, no qual consta a construção do berço norte do Píer IV.

O site especializado em logística afirma que, de acordo com um comunciado da Vale, o berço Norte do Píer IV contempla uma linha de embarque e um carregador de navios do tipo Duo Quadrant, com capacidade de 16 mil toneladas por hora.

O píer terá capacidade de carregar dois navios simultaneamente com até 400 mil toneladas de porte bruto (até 395 mil toneladas de capacidade de carga), os chamados Valemax.

Segundo a Vale, a construção do berço Norte do Píer IV é parte do projeto Capacitação Logística Norte (CLN S11D), responsável pela expansão da capacidade logística da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e do porto de Ponta da Madeira.

O projeto inclui também a duplicação de aproximadamente 570 km da EFC, a construção de um ramal ferroviário com 101 km, aquisição de vagões e locomotivas e expansões onshore e offshore (em terra e no mar) no Terminal Ponta da Madeira. Com o CLN S11D, a Vale aumentará a capacidade logística da EFC para 230 milhões de toneladas por ano.

O Programa S11D Logística, iniciado em 2010, cria as condições logísticas necessárias para transportar, armazenar e embarcar o minério de ferro produzido em Canaã dos Carajás.

É formado por cinco projetos: Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, Expansão da Estrada de Ferro Carajás, terminais ferroviário e portuário de Ponta da Madeira (onshore e offshore).

Segundo a Vale, o prazo de execução da obra CLN S11D, iniciada em 2013, vai até 2018 e o investimento total é estimado em US$ 11,582 bilhões.

Berço sul – Em setembro do ano passado, o berço sul do Píer IV recebeu o primeiro navio da classe Valemax, o Vale Caofeidian, que carregou 391 mil toneladas de minério de ferro. O píer entrou em fase de testes operacionais em dezembro de 2012, com o carregamento de 800 toneladas de minério no Ore Belo Horizonte (com capacidade para até 200 mil toneladas).

Construído para receber os megacargueiros Valemax, o Píer IV é a aposta da mineradora Vale para aumentar a capacidade de exportação de minério de ferro extraído de Carajás para o mercado internacional. Até então, os embarques eram realizados somente no Píer I.
Com Píer IV do TPM, a mineradora conta, atualmente, com três grandes píeres no país - o Píer I, em Ponta da Madeira, e o Píer II, no Porto de Tubarão (ES) - capazes de receber os Valemaxes. Além de Ponta da Madeira e Tubarão, os navios atracam regularmente nos portos de Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã), Oita e Kimitsu (Japão) e Mindanao (Filipinas), e nas duas estações de transferência de minério da Vale em Subic Bay, nas Filipinas.

Testes
– Em fins de dezembro de 2012, atracou no berços sul do Píer IV de Ponta da Madeira o navio Ore Belo Horizonte, que realizou uma operação de carga de 800 toneladas de minério de ferro. Este foi o primeiro teste operacional, que durou cerca de 10 minutos, do novo atracadouro da Vale no Maranhão.

A operação com o Ore Belo Horizonte, além de marcar o início dos testes operacionais do píer, foi importante para a mineradora pois significou a superação do acidente ocorrido em fins de setembro de 2012: o naufrágio da plataforma Sep Orion. A plataforma era utilizada na cravação de estacas do píer e havia rumores de que o cronograma de atividades seria atrasado, o que não ocorreu.

http://imirante.globo.com/oestadoma/...gina260723.asp
http://maranhaomaravilha.blogspot.com.br/

 

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