sábado, 4 de janeiro de 2014

VLI amplia frota de vagões na Ferrovia Norte Sul

 

Neste ano, a empresa adquiriu 306 unidades para o transporte de grãos e de combustíveis


A VLI, empresa de logística integrada de carga geral, aumentou a frota de vagões da Ferrovia Norte Sul (FNS). No total, foram adquiridos 306 vagões, sendo 208 unidades do tipo hopper para o transporte de grãos e 98 vagões-tanques para combustíveis em 2013. Como a empresa já havia recebido 179 vagões hopper e 30 vagões-tanques no ano passado, a frota desses dois equipamentos mais que dobrou em dois anos e saltou de 362, em 2011, para as 877 unidades atuais.

Segundo o gerente da FNS, Leonardo Paiva, com o aumento da frota, a empresa garante atendimento logístico de uma região que está crescendo significativamente no agronegócio brasileiro e também abrindo fronteiras no segmento de combustíveis. “Além disso, a ferrovia é uma opção de transporte mais competitiva, com regularidade e tempo de trânsito reduzido. O trajeto entre Palmas (TO) e o porto de São Luís (MA), por exemplo, leva aproximadamente três dias. Do sul do Maranhão ao mesmo porto, o percurso é de cerca de 24 horas”, detalha.

A Ferrovia Norte Sul está compreendida no corredor logístico Centro-Norte da VLI e se conecta a Estrada de Ferro Carajás (EFC), ferrovia da Vale. Essa rota garante o escoamento de produtos pelo Porto do Itaqui, ligando os estados do Maranhão e Tocantins, aos mercados consumidores externos. Para Leonardo Paiva, o modal vai fazer diferença nas atividades logísticas do setor produtivo da região, seja nas operações de exportação ou de importação. “Nosso investimentos devem continuar, pois a tendência é de crescimento da safra nos próximos anos”.

Os vagões que estão sendo adquiridos também são mais modernos e com mais capacidade de transporte, garantindo maior produtividade para a ferrovia. Os 387 vagões para grãos, entregues em 2012 e 2013, podem atingir até 98 toneladas de capacidade cada um contra as aproximadas 90 toneladas dos demais. Ou seja, isso representa um acréscimo de quase 10% no volume de carga.

Vagões-tanques

Entre os vagões-tanques adquiridos neste ano, 97 unidades entraram em operação recentemente. O último equipamento, ainda em fase de testes, é considerado inovador, pois oferece um sistema de carga e descarga diferenciado no modal ferroviário. A aquisição visa atender principalmente a demanda das distribuidoras de combustíveis na região Norte do País. A partir do porto do Itaqui, em São Luís, a VLI transporta combustíveis para o interior do Brasil, como o município de Palmas (TO), por exemplo. No sentido inverso, segue o álcool das usinas destinado à exportação.

Com esse lote de 98 unidades, a empresa quase triplica a frota de vagões-tanques no corredor: passou de 55 unidades, em 2012, para os 153 atuais. Além disso, esses novos vagões-tanques proporcionam ganhos de produtividade, graças ao melhor aproveitamento do peso sobre os eixos, já que podem carregar 116 mil litros, um acréscimo de quase 30% em relação à capacidade volumétrica dos antigos (90 mil litros).

Os investimentos da VLI no segmento são justificados pelo desenvolvimento de negócios e projetos das distribuidoras de combustível na região. No município de Palmas, duas importantes companhias do setor iniciaram operações em novos terminais neste ano. Além disso, uma empresa parceira vai inaugurar uma unidade operacional no próximo ano para atender as companhias que não têm terminal próprio. Graças a esse empreendimento, a VLI conquistou dois novos clientes regionais. “Esses projetos significam confiança e relacionamento de longo prazo. Ao mesmo tempo, é o retrato do desenvolvimento em uma região que demanda infraestrutura. O transporte ferroviário é sinônimo de eficiência aos nossos clientes, pois proporciona redução de custos e segurança operacional, além de ganho ambiental”, destaca o executivo.

Sobre a VLI

A VLI é empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A bordo de uma frota de mais de 600 locomotivas e 13 mil vagões, a VLI transporta as riquezas do Brasil, passando pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

http://portossa.com/logistica/ferrov...via-norte-sul/

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