sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TEGRAM -TERMINAL DE GRÃOS DO MARANHÃO

















10 comentários:

  1. Boa Noite Alan Ferreira!
    Preciso inicialmente de te parabenizar por nos manter atualizados, através de fotos datadas e de textos, sobre a evolução das obras dos gigantes armazéns do Tegram. Eu, que moro no Espírito Santo, verifiquei que ao longo destes 2 anos de obras, nenhum outro site ou blog conseguiu nos trazer este conjunto, sempre atualizado, de informações sobre o Tegram, visto que otimizará a exportação de grãos do Brasil, e que certamente trarão os conteineres para serem exportados por Itaqui e por Belém. Escrevo isto, pois já apurei que mais de 80% do PIB mundial está localizado em países situados ao norte da linha do Equador ou no hemisfério Norte, como queiram. Os estados do Norte e Nordeste brasileiros é que estão mais próximos da linha do Equador, reduzindo com isto o custo do transporte de longo curso e praticando a Logística otimizada.
    Me chamou atenção também que hoje, dia 22/02 encontra-se atracado no berço 105 do Porto do Itaqui, carregando com 66.000 ton de soja, o navio Pantazis L. Será que esta soja estava armazenada no Tegram? Se for, este será o primeiro navio a carregar com soja do Tegram.
    Atenciosamente,
    Gustavo Rocha Kraus

    ResponderExcluir
  2. Prezado Gustavo Rocha Kraus, prazer te-lo de volta.

    Pois é, faço isso pelo amor que tenho a minha terra
    e pela vontade de ver crescer.
    Bom, provavelmente esse navio atracado no pier 105, ainda
    não se trata de cargas do Tegram, já que esse atracadouro é arrendado a Vale, porém, na primeira quinzena deste mês, chegou o primeiro caminhão com soja
    em um dos armazéns(http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRKBN0LD21920150209)

    Nessa primeira etapa do
    Tegram, toda carga movimentada em navios, será feita
    pelo berço 103 e a previsão de início de operação
    do terminal, é em março.
    Vc também pode acompanhar as notícias do Tegram
    e de todo o porto do Itaqui, neste endereço:
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1330861&page=26
    http://www.skyscrapercity.com/forumdisplay.php?f=1884

    Gustavo, obrigado e continue participando.
    Fico feliz por isso!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Alan Ferreira!

    Obrigado pela atenção mais uma vez e parabéns pelo maranhense que é.
    Acabei de consultar o site www.portodoitaqui.ma.gov.br e encontrei na relação de navios esperados, o Scythia Graeca com previsão de chegada para o dia 26/02 e atracação para o berço 103 e carregará 66.000 ton de soja em grãos. Deve ser este então o navio histórico, o pioneiro a carregar soja do Tegram. O antecessor de inúmeros outros. Pela quantidade de carga já deve ter, pelo menos, um armazém do Tegram lotado de soja. A conferir.

    Atenciosamente,
    Gustavo Rocha Kraus

    ResponderExcluir
  4. É hoje e ninguém comentou nada! Vamos esperar e torcer.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Alan!

    Acabo de verificar no site www.marinetraffic.com, que já está fundeado próximo a Baía de São Marcos o navio graneleiro Scythia Graeca. Ele continua na relação do Porto do Itaqui, previsto para atracar no berço 103 e carregará 66.000 ton de soja em grãos.

    Abraço,
    Gustavo Rocha Kraus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo!

      Verdade, mas no site do porto, ele consta como esperado, tanto é que o berço 103 está vago.
      A previsão era pra hoje e novamente vai ser adiado.
      Estamos aguardando. Qualquer novidade, posto aqui.
      Boa noite!

      Excluir
  6. Bom Dia Alan!

    No site pratimar.com.br, que é o da praticagem do Maranhão, também consta o navio Scythia Graeca como fundeado na Área 4 desde ontem dia 27/02 às 6h15. No site marinetraffic.com o referido navio continua a constar como fundeado.
    Da minha pouca experiência em acompanhar a marinha mercante brasileira, eu já concluí que os sites marinetraffic.com e o site da praticagem de cada Estado Brasileiro estão sempre mais atualizados do que o site do Porto. Isto não acontece somente no Maranhão e no Espírito Santo, isto é predominante no Brasil.
    Esta semana o Governador Flavio Dino esteve reunido com a nossa Presidente. Imagino que eles tenham tratado de assuntos como a inauguração do Tegram.
    É isto aí vamos continuar acompanhando e torcendo para que o destaque da mídia atraia outros investimentos para o Maranhão e o Nordeste Brasileiro.

    Abraço,
    Gustavo Rocha Kraus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gustavo, por torcer por este Estado.

      Realmente, o governador esteve com a presidente, reivindicando obras, ações e refinaria de petróleo e aproveitou para fazer o convite, para que se faça presente ou outra pessoa em seu nome, na inauguração do Tegram. Nenhuma data foi ainda mencionada, mas está certo para o mês de março.
      Quanto ao navio SCYTHIA GRAECA, realmente consta como fundeado. Não sei o que acontece, pois o berço 103, continua vago. Vamos esperar.

      Boa noite, Gustavo!

      Excluir
  7. Boa Noite Alan!

    H[a mito tempo não trocamos informações sobre o estado do Maranhão.
    No ano de 2015 o Tegram exportou 3,4 milhões de toneladas de grãos. Para este ano são esperadas 4,5 milhões de toneladas. Espero que esteja subestimado. Penso que serão embarcadas 5,0 milhões de toneladas, o que permitiria ao Tegram em 2017 utilizar os berços 103 e 100, em busca dos 10,0 milhões de toneladas.

    Um abraço,

    Gustavo Rocha Kraus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, como vai você?
      De fato, faz tempo!
      Eu não postei mais, pois fiquei com receio de processos(algo assim) pelo fato de usar matérias, sem a devida permissão.
      Verdade, também acho que este ano, o Tegram movimente 5 milhões de ton. Nesse segundo semestre, começam as obras no berço 103, adequando-o ao Tegram e a partir daí, busca de volumes maiores.
      Se souber de novidades, me conta!!!!
      Pois é, Gustavo, um abração. Até a próxima.
      Alan.

      Excluir