segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Construtores visitam fábrica que diminuirá déficit de cimento no MA

  O IMPARCIAL
 
Empresários dos sindicatos ligados à FIEMA conheceram a planta industrial, que tem capacidade para produzir 500 mil toneladas do produto por ano. A indústria foi inaugurada há um mês
Publicação: 16/02/2015

 
Uma comitiva de aproximadamente 20 empresários ligados à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e liderada pelo presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves, visitou a unidade fabril da Cimar – Cimentos do Maranhão S/A. Inaugurada há um mês na BR-135, em São Luís, a fábrica da marca Cimento Bravo tem capacidade e tecnologia para produzir 3.600 sacos de cimento por hora, totalizando 500 mil toneladas do produto por ano.

A unidade fabril pertence à Cimento Portland Participações – CPP, holding da Queiroz Galvão e Cornélio Brennand, e é a primeira de uma série de quatro empreendimentos previstos para serem construídos no Brasil nos próximos dez anos.

No processo de fabricação, a empresa reaproveita a escória proveniente da indústria siderúrgica de Açailândia, no sul do Maranhão. Este subproduto da fabricação de ferro-gusa é considerado um insumo estratégico fundamental para a competitividade do cimento e sua utilização tem efeitos positivos na preservação do meio ambiente. Além da escória, também são utilizados na fabricação do cimento, calcário, gesso (adquirido também do sul do Maranhão) e clínquer, que a empresa importa pelo Porto do Itaqui.

Para fazer a descarga do clínquer dos navios no porto do Itaqui, a Cimar é pioneira no Maranhão na utilização de moegas ecológicas, um equipamento desenvolvido aqui no Estado, que maximiza a eficiência nas operações, evitando desperdícios e reduzindo a emissão de particulados.

Para armazenagem do produto, a fábrica possui quatro silos com capacidade para 1500 toneladas cada um, totalizando 6 mil toneladas. A produção é entre 50 e 60 mil toneladas de cimento por mês e 3.600 sacos de cimento por dia.

 http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/negocios/2015/02/16/interna_negocios,167133/construtores-visitam-fabrica-que-diminuira-deficit-de-cimento-no-ma.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário