segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Ferrovia Norte-Sul terá mais um trecho em operação ainda no mês de fevereiro 2015

 Lugar: PORTOSMA
Fonte: Guia Marítimo
Data da Notí£©a: 12/02/2015

A VLI irá operar nos 855 quilômetros inaugurados com 18 locomotivas entre as cidades de Anápolis e Palmas
 

Ferrovia Norte Sul ganha mais kms e avança Brasil a dentro
Após quatro anos de atraso na inauguração e cerca de R$430 milhões empenhados para corrigir erros no projeto, os 855 quilômetros de ferrovia que ligam as cidades de Anápolis a Palmas irão entrar em operação nos próximos dias. A VLI assinou um contrato com a Valec, estatal dona da Ferrovia Norte-Sul, para operar no trecho. Serão transportadas 18 locomotivas novas adquiridas pela VLI, que praticamente irão dobrar a capacidade da ferrovia, que hoje conta com 19 máquinas. 

A Valec afirmou que este primeiro contrato da Norte-Sul servirá como um piloto do “open access”, que é um modelo de oferta de serviços ferroviários. Neste modelo, a estatal venderá a capacidade de carga das ferrovias para as diferentes empresas interessadas em usá-la. O Open Access surge como uma alternativa ao costume de repassar o serviço a uma única empresa por meio de concessão pública. A partir deste piloto a VLI pretende também se relacionar com os futuros OFI (Operadores Ferroviários Independentes) e manifestou seu interesse em ser um deles. 

Na nota em que revelou sua intenção, a estatal também afirmou que “vem mantendo tratativas com a Valec para compra de capacidade futura que venha viabilizar o transporte de outras cargas no Tramo Sul (Anápolis – Palmas), seguindo o modelo estabelecido pelo novo marco regulatório do setor”. A Brado Logística e a Tora Transportes já haviam entregado pedidos de habilitação à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para operar na ferrovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário