quarta-feira, 4 de março de 2015

NOVO TERMINAL NO MARANHÃO CARREGA 1º NAVIO COM SOJA


 
____________________________________________________
MARANHÃO 247

 3 DE MARÇO DE 2015

O primeiro navio do novo terminal de grãos Tegram, em São Luís, vai atracar no dia 10 de março para carregar 66 mil toneladas de soja para a China, marcando o início das operações de mais um importante ponto de escoamento da safra brasileira; estimativa do consórcio que opera o Tegram é que o terminal consiga exportar cerca de 2 milhões de toneladas de soja e milho ainda em 2015; primeira fase do complexo deverá operar com capacidade total, de 5 milhões de toneladas anuais, dentro de dois ou três anos

SÃO PAULO (Reuters) - O primeiro navio do novo terminal de grãos Tegram, em São Luís, no Maranhão, vai atracar no dia 10 de março para carregar 66 mil toneladas de soja para a China, marcando o início das operações de mais um importante ponto de escoamento da safra brasileira.
O navio Scythia Graeca, contratado pela norte-americana CHS, já está fundeado desde o final de fevereiro nas proximidades do porto, segundo dados de rastreamento marítimo da Thomson Reuters e de agências marítimas.
Os grãos para abastecer o novo terminal deverão ser originados em novas fronteiras agrícolas como o Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins) e o nordeste de Mato Grosso.
Num primeiro momento, devido a problemas em um ramal ferroviário, as cargas estão chegando de caminhão. A primeira foi descarregada no início de fevereiro.
A reportagem da Reuters verificou na região nordeste de Mato Grosso que a demanda por frete rodoviário na região está bastante aquecida para a rota até São Luís.
Atualmente há 30 a 40 caminhões carregando soja diariamente em armazéns da Louis Dreyfus e da CHS, disse Leandro Miranda Gomes, gerente da filial de uma transportadora em Querência.
 "No auge da safra serão 150 a 200 caminhões diariamente", projetou ele.
(Por Gustavo Bonato)

http://www.brasil247.com/pt/247/maranhao247/171934/Novo-terminal-no-Maranh%C3%A3o-carrega-1%C2%BA-navio-com-soja.htm

7 comentários:

  1. Boa Noite Alan!

    Finalmente será inaugurado o Tegram. Tudo levava a crer que o Scythia Graeca seria o pioneiro, o histórico navio a ser carregado com a soja do Tegram.
    A minha próxima torcida é que o trecho ferroviário Anápolis-Porto Nacional, seja operado por, pelo menos 2 transportadoras ferroviárias, tornando realidade o open acess ou operador ferroviário independente. Final de Abril de 2015 é o prazo da definição. Se der positivo, os preços do frete desabarão, e eu acredito que os grãos do Mato Grosso do Sul e do Goiás também serão exportados pelo Tegram. Aí teremos as fases 2 e 3 do Tegram sendo até antecipadas.
    Abraço,
    Gustavo Rocha Kraus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gustavo!

      Dia 10, então, é o dia. Meu desejo é que o Tegram, inverta parcialmente, o caminho da soja, colocando o Itaqui, entre os 03 portos, em movimentação de grãos no país.
      Vamos torcer também, para que a ferrovia norte-sul, cumpra seu papel.
      Esse novo modelo, onde duas ou mais empresas, podem operar um trecho ferroviário, parece ideal. Só uma empresa, causa monopólio, e sabemos como é isso. Só que a Vale, já detém a concessão sozinha do trecho Palmas - Açailândia. Não é isso mesmo?

      Excluir
  2. Boa Tarde Alan!

    Encontra-se atracado o navio Scynthia Graeca, carregando soja em grãos no berço 103. O próximo a ser carregado já encontra-se fundeado. Trata-se do Assimina ll que carregará 32.000 ton de soja em grãos, também no berço 103.
    Parabéns ao Estado do Maranhão, enfim reconhecido como um dos estados do Brasil mais próximos da Ásia e da Europa, reduzindo sobremaneira os custos de logística, e por conseguinte, o Custo Brasil.
    Que seja concluído o mais rápido possível o ramal ferroviário até o Tegram.
    A minha próxima torcida é que resulte em no mínimo 2 operadores ferroviários entre Anápolis GO e Palmas TO, o OFI lançado pelo Governo Federal, que tem como prazo, o final de Abril de 2015.
    E que venha o Tegram ll.

    Gustavo Rocha Kraus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela torcida, Gustavo.
      Vamos esperar agora pela inauguração oficial, ainda sem data marcada.
      Boa noite!

      Excluir
  3. Boa Tarde Alan!

    O navio Assimina ll foi atracado hoje no berço 103 para carregar soja em grãos. O próximo deve ser o Tiger West que já está sendo esperado. As informações estão no site www.portodoitaqui.ma.gov.br.
    Somado os 3 primeiros navios, totalizam em torno de 150.000 ton.
    Creio que a produtividade no carregamento dos navios deve aumentar gradativamente, após concluídas as etapas de testes de carregamento por parte do Tegram.

    Atenciosamente,
    Gustavo Rocha Kraus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. É verdade, e já tem mais dois navios a espera, incluindo o HECTOR, com previsão de chegada dia 25/03/2015. São cinco navios em menos de um mês, totalizando algo como 280 mil toneladas de soja
      O mercado aposta em 1 milhão de ton. o movimento do terminal este ano, mas os sócios dizem que movimentaram 2 milhões até o final do ano.
      Toda soja que tem chegado, está vindo somente de caminhão, só a partir de maio, com a conclusão do ramal ferroviário, é que a soja chegará de trêm.
      Passei uns dias sem acessar, por isso a demora.
      Continue na torcida!
      Boa noite, Gustavo!

      Excluir