9 de março, 2015
Com a nova posição de primeiro porto público do Brasil em profundidade, o Porto do Itaqui torna o estado do Maranhão mais competitivo no mercado internacional. As novas características significam avanço na movimentação de cargas, redução da fila de espera de navios, maior segurança e flexibilidade de manobras, além da operacionalização de navios com maior capacidade de armazenamento, o que reduz o custo do frete por tonelada.
A ampliação da profundidade foi possível a partir das medidas adotadas pelo Governo do Estado do Maranhão para drenagem dos berços 100 a 103, com alargamento do canal de acesso interno, resultando na retirada de 560 mil metros cúbicos de material. A destinação desse material foi autorizada pela Capitania dos Portos, sob a supervisão dos órgãos de meio ambiente.
O serviço nos berços 100 a 103 foi iniciado em 20 de janeiro, com recursos próprios da Emap, no valor de R$ 63,5 milhões, e executado pela empresa belga Jan de Nul. A intervenção teve suas atividades concluídas nesta semana, com a batimetria final. Toda a documentação a respeito do serviço e das novas características do porto será protocolada na Capitania dos Portos e, em seguida, encaminhada ao Centro de Hidrografia da Marinha, para homologação.
“Agora temos condições de receber navios maiores e com maior volume de carga, aumentando a potencialidade do porto”, destaca o diretor de Operações da Emap, José Antônio Magalhães.
NÚMEROS
Projeto de dragagem
Berços | Profundidade anterior (m) | Profundidade atual (m) |
Berço 100 | 8,5 | 15 |
Berço 101 | 9,5 | 12 |
Berço 102 | 10,5 | 12 |
Berço 103 | 12 | 15 |
Condições gerais de profundidade – pós dragagem de aprofundamento
Berço | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 108 |
Profundidade em metros http://www.ma.gov.br/index.php/agencia/noticias/?id=92813 | 15 | 12 | 12 | 15 | 13 | 18 | 19 | 15 |
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